sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O tempo fechou

Terça-feira, 23 de abril. Eu e meu marido saímos cedinho de casa. Era o dia do US mais esperado de todos os tempos. Ver nosso bebê pela primeira vez, ouvir o coraçãozinho dele. Eu estava mais ansiosa em ver a reação do meu marido, do que com o que eu iria sentir.
A secretária me preparou. Eu me deitei. Aguardei o médico que entrou bastante sério. Sem muitas honras começou o exame. O silêncio. Revira de uma lado, revira do outro. Enfim ele me perguntou duas coisas: “é seu primeiro US?” “quando foi sua DUM?”(data da última menstruação). Eu expliquei que não sabia ao certo, mas achava que teria sido em fevereiro.
Ele fez cara de quem não gostou. Travei minha mandíbula. Segurei para não começar a tremer. Olhei para o meu marido com cara de quem não estava gostando nada daquele médico.
Doutor, está tudo bem?
“É cedo para dizer. Está com 6 semanas e 3 dias.
Ainda não foi possível escutar o batimento cardíaco.”
E isto é normal??
“As vezes, quando é muito pequeno, só é possível ouvir com mais semanas.”
Não, não gostei nada daquilo.
Ele pediu para que eu aguardasse 10 dias e repetisse o exame.
Saí de lá com o coração na mão. Sem sentir minha respiração. O que achava que era só um pensamento negativo era,agora, bem real.
Fomos embora.
Três dias depois fui para minha consulta com a GO. Mostraria os exames e aí aproveitaria para perguntar coisas triviais do tipo: o que posso comer, quando posso voltar para  a academia e tals. Mostrei os exames e estava tudo excelente. Mas o semblante dela mudou quando mostrei o US que dizia na sua conclusão: “gestação 06 semanas e 03 dias (=\- 1 semana). Embrião sem atividade cardíaca. Sugerimos reavaliação ecográfica em 10 dias.”
Não sei se fui inocente ou resiliente. Mas mesmo com aquele resultado na mão, não me desesperei. Era para repetir em dez dias, então era o que eu faria.
Ela pegou um circulo. Perguntou minha DUM, virou aquele círculo de um lado e de outro, balançou a cabeça e me disse para esperar os dez dias e depois levar o exame para ela ver.
Saí de lá apavorada... como ela podia me deixar tão preocupada?
Procurei a velha ginecologista. Peguei um pedido de exame para não ter que passar pelo OS. Fui para casa e chorei.
Nesta noite sonhei que eu sangrava enquanto dormia e foi horrível!

Não esperei os tais dez dias. Esperar significava me matar um pouquinho a cada dia.
O tempo estava fechando pra mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário