domingo, 1 de dezembro de 2013

Observe você mesma

"Você ter uma sinequia depois de uma curetagem é quase como acertar na mega sena. Pode acontecer, mas é difícil". Esta foi a frase que ouvi do último GO que procurei. Não satisfeita com a morosidade da minha GO em me pedir exames alooow eu não sou mais uma mocinha de 20 e poucos, fui atrás de outra opinião.
O que há com os médicos desse Brasil varonil que não trabalham com prevenção? Pode não ser todos, mas quem souber de um que se antecede aos problemas me avise!!
Bem, porque eu não fiquei parada esperando meu organismo voltar a funcionar sozinho? Com exceção de um "descompensado" TODOS (me consultei com 4 GOs diferentes em 5 meses), me disseram que eu estava ansiosa e isto estava atrapalhando meu organismo voltar ao normal. O "descompensado" tinha visão de raio-x. A palavra curetagem foi suficiente para ele diagnosticar com todas as letras SINEQUIA. Me deixou com tanto medo que saí de lá pra nunca mais voltar.
Então, nestes cinco e poucos meses eu aprendi a me observar. Observar meu organismo. Mesmo sem sangramento algum eu sabia quando eu estava 'ovulando" e quando estava "menstruada" ou deveria estar.
Iniciei marcando minha temperatura basal que me mostrava um ciclo bifásico bem bonitinho. Embora os médicos não gostem desta técnica, eu achei bem eficiente no meu caso. Fora isto eu observava o muco antes do período fértil e todos os sintomas decorrentes.
Temperatura basal - TB:
"Como se mede a temperatura basal?

É chamada de temperatura corporal basal a temperatura mais baixa de seu corpo em um período de 24 horas. O momento em que a temperatura é mais baixa é durante o sono.

Para acompanhar a temperatura, você vai precisar:
de um termômetro só para você, que fique na sua mesinha de cabeceira
papel e lápis ou outro método de anotar logo a temperatura, para não esquecer

Orientações:
meça a temperatura todo dia, assim que despertar, mas sem se mexer muito nem sair da cama
a medição da temperatura na boca (com o termômetro embaixo da língua) é mais precisa
procure medir sempre na mesma hora, mas o mais importante é que você tenha ficado adormecida pelo menos por duas horas antes da medição. Se for impossível, e você não tiver dormido o suficiente, considere essa temperatura "suspeita". Temperaturas "suspeitas" são sempre mais altas que as reais.
preencha um gráfico com as temperaturas do mês todo. Use o gráfico interativo em Excel ou procure sites que tenham a tabela online. Fica mais fácil de interpretar.
comece a medição no primeiro dia do ciclo menstrual.( http://brasil.babycenter.com )
No meu caso, eu não tinha, inicialmente, o primeiro dia do ciclo, pois não menstruava, mas eu já sabia que ciclo era de 28 dias e aí foi uma questão de tempo marcando a TB para confirmar isto. Pois no gráfico fica bem caracterizado a primeira fase do ciclo (folicular, mais baixa) e a segunda (lútea, mais alta)

Período fértil:
Durante o período fértil, a mulher apresenta alguns sinais e sintomas:
 Presença de um muco vaginal transparente, parecido com clara de ovo
Ligeiro aumento da temperatura corporal
Algum desconforto no baixo ventre pode ser percebido por algumas mulheres
Aumento do apetite
Você não sentir alguns destes sintomas não significa que não está ovulando, então não pira o cabeção.

Conhecer meu corpo me ajudou a não ficar deitada em berço esplêndido e correr atrás de resolver minha vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário