domingo, 1 de dezembro de 2013

Começando o Diagnóstico


A minha menstruação não veio e eu não conseguia sair do ciclo da perda. Via outras mulheres que perderam seus bebes até depois de mim engravidarem novamente e eu sequer sabia o que havia de errado comigo.
Mas sabia que havia algo que não estava bem, não era só uma questão de tempo como todos me diziam.
O desespero estava á flor da pele. As cólicas constantes mês a mês me deixavam abalada. 4 meses com amenorreia e ainda assim eu sentia todos os sintomas da TPM. Dúvidas e mais dúvidas. Será que estou ovulando? Se estou, porque  não menstruo? Estou com sinequia obstruindo a passagem do sangue? (Sinéquias uterinas são "cicatrizes" (aderências) que ocorrem dentro do útero após manipulação cirúrgica, processos infecciosos uterinos ou até radioterapia. Geralmente, ocorrem após uma curetagem pós-abortamento, uma retirada de mioma ou pólipo uterino, ou após uma endometrite (infecção do endométrio, a camada interna do útero).
Comecei a pesquisar na internet sobre sinequias e tudo o que eu lia me deixava mais triste, mais de cabelo em pé. Eu não iria engravidar se eu tivesse aquilo...
No dia 22 de outubro eu tinha consulta e estava sofrendo com uma cólica terrível. A médica viu meu sofrimento e só então levou a sério a minha preocupação com um problema mais sério do que ela achava que pudesse ser (nada, ansiedade, tempo). Me examinou, fez o toque: “colo duro e fechado”. Perguntou se eu me importava se ela tentasse abrir. Para quem está na chuva, se molhar é o de menos. Ela aplicou uma anestesia no colo do útero e com o espéculo forçou algo lá dentro.
Sangrou, vi meia vó pela greta (só meia mesmo, inteira será mais á frente). Não sei o motivo do sangramento, mas depois disto ela viu que precisava averiguar melhor meu caso.
Me deu um pedido para um novo US e para um exame chamado histerossalpingografia . No próximo post vou falar desse raio de exame. Me deu uma receita de um estrogênio e disse para eu já começar a tomar caso não desse nada nos exames. Perguntei o que iria acontecer se eu tivesse a temida sinequia. Ela me disse: “vamos ter que fazer uma cirurgia e você usará um DIU e hormônios por 6 meses.” Morri. Cheguei em casa e chorei todas as mágoas. “Porque meu Deus?!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário